Inicialmene conhecido como Cat Stevens. nascido e criando em Londroes tornou-se um astro da musica pop folk rock nas décadas de 60 e 70, chegando a vender 40 milhões de discos.
As sua músicas eram canções confessionais e poéticas que aqueciam o corações de milhares e adolescentes no mundo inteiro.
Morou incognito durante alguns meses no Rio, segundo no seu sie, "morava sozinho com uma empregada que vinha de vez enquando e que só falava português. Eu sentia-me solitário enquanto tentava ser Cat Stevens,incrivelmente famoso que escrevia canções inteligentes. Mas não conseguia saber quem eu era na verdade."
Em 1977 a vida de Cat sofreu uma grande reviravolta, após quase morrer afogado numa praia em Malibu. Essa experiencia mudou a sua prespectiva e filosofia de vida. Depois disso converteu-se para a religião muçulmana e trocou o nome para Yusuf Islam. Apartir daí escrevia apenas músicas espirituais. Apesar desse afastamento os seus discos anteriores como Cat Stevens continuam a vender em média 1,5 milhão de unidades por ano.
O ex -astro da música fundou 3 escolas muçulmanas em Londres e uma organização sem fins lucrativos cm o nome : Small Kindness, reconhecida pela ONU e através da qual presta ajuda a orfãos de conflitos na Bósnia, Kosovo e Iraque. Além disso, Islma criou o seu próprio selo fonográfico Ya Records, pelo qual já produziu 10 discs de música religiosa e espiritual. Em 2004 o departamento de Segurança Interna dos EUA impediu a sua entrada no país, após incluí-lo na lista de vigilância por actividades potencialmente relacionadas ao terrorismo.
Tea for the Tillerman, de 1970, é um dos seus melhores e mais conhecidos discos, cheio de lirismo e musicalidade. Foi relançado em 1990, em copia remasterizada, o que faz parecer que foi gravado ontem.
Esta é a minha favorita do Cat
domingo, 7 de março de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário