segunda-feira, 22 de março de 2010

Música dos anos 50/60

Devido ao pós guerra e ao protagonismo dos jovens nas sociedades pode-se dizer que a música ganhou grande importância, não só para exprimir os seus sentimentos como também inovar sons e a época.

Destaca-se nesta o Rock and roll que surgiu nos subúrbios dos Estados Unidos no final da anos 1940 e início da década de 1950 e rapidamente se espalhou para o resto do mundo, as suas bases provem do rythm and blues, música gospel e country.

Rock Around the Clock"
de Bill Haley tornou-se a primeira canção de rock and roll a chegar ao topo da parada de vendas.




Jonny Be good- Chuck Berry


Muito além de um simples estilo musical, o rock and roll influenciou estilos de vida, moda, atitudes e linguagem. Alguns acreditam que o novo gênero pôde ter ajudado a causa do movimento dos direitos civis nos EUA, porque tanto jovens brancos quanto negros apreciavam a nova música.

A ESTRELA DO ROCK AND ROLL - ELVIS "THE KING"




O Rei do Rock, também conhecido pela alcunha de Elvis The Pelvis, apelido pelo qual ficou conhecido na década de 50 por sua maneira extravagante e ousada de dançar. Uma de suas maiores virtudes era a sua voz, devido ao seu alcance vocal, que atingia, segundo especialistas, notas musicais de difícil alcance para um cantor popular, esteve 52 vezes nos tops das tabelas norte-americanas de venda de discos, também participou em mais de 30 filmes.

Em 1962 o mundo assistiu a uma das bandas mais importantes e conhecidas do mundo.
Banda essa fundada em Liverpoll por Jonh Lennon, Paul Macrtney, Ringo Star e George Harrison. Construiram uma das mais brilhantes carreira que há memória na música ligeira. A sociedade jovem respondeu ao sucesso com o fenomeno conhecido como "Beatlemania" onde fãs histéricas perseguiam os músicos, nos hotéis,durante os espetáculos e nos aeroportos.


Beatlemania


Ao lado dos Beatles, os Rolling Stone foram considerados a banda mais importante da chamada Invasão Britânica ocorrida nos anos 1960, que adicionou diversos artistas ingleses nas paradas norte-americanas, apesar de se afastarem do tipo de música dos Beatles, onde a musica era mais irreverente.



Satisfaction


A música tornou-se uma forte arma para a crítica social e política, muitas delas denunciavam os grandes males da sociedade, como o racismo, pobreza e destruição da Natureza. O rock tornou-se numa contestação juvenil que marcou os anos 60.

Sem comentários:

Enviar um comentário