quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Louis Armstrong - O Jazz ganha vida!

O Jazz nasceu à beira de um abismo.
O Jazz é tensão, estirada, dor agudíssima.
O Jazz não é terminal, recusa-se a um fim, continua mesmo quando acaba.
Porque no Jazz o que importa, acima de tudo, é não acordar!

Natália Correia

Originário dos Estados Unidos, o Jazz manifestou-se por volta do início do século XX na região de Nova Orleães , tendo influências da cultura popular e da criatividade das comunidades negras que ali viviam.
Desevolveu-se ao longo do tempo com misturas de várias tradições.
Tem como origens estilísticas Blues, Folk, Ragtime e Marcha, os instrumentos mais usados são o saxofone, piano, trompete, bateria, tuba, guitarra, contra baixo, clarinete, trompete e vocais.

E do que seria o Jazz sem o grande Louis Armstrong?
Como diriam os críticos mais exigentes: "Se Armstrong não tivesse existido, o jazz não seria conhecido como é: um modo universal da expressão muical"

Louis nasceu a 4 de Julho de 1900 em Nova Orlães, foi um importante solista DE trompete e corneta, na altura em que dominava Blues.
Cresceu em condições muito pobres, aos cuidados de seus tios e avó, Conseguiu comprar uma trompeta, com dinheiro emprestado de uma família imigrante russa-judia, os Karnofskys que, até ao final da sua vida, considerou como membros da família visto que cuidaram dele vários dias e noites, enquanto a sua mãe trabalhava. Por essa razão, Louis usou uma Estrela de David pelo o resto de sua vida.
Aos 11 anos, Armstrong formou um quarteto que tocava na rua para ganhar algum dinheiro e também por esta altura ele começou a meter-se em sarilhos.
Nos seus primeiros anos, Armstrong foi mais conhecido por tocar corneta e trompete. Também nos seus primeiros anos, a melhor e mais conhecida música foi os Hot Five e Hot Seven. Ainda hoje ele é conhecido por isso.
Resta dizer que Armstrong foi fortemente influenciado por Martin Luther King no tipo de músicas que ele tocava e nas letras, que eram algumas vezes acerca do racismo e da necessidade, da altura, de acabar com este.








"Os músicos não se aposentam - param quando não há mais música em seu interior." (Louis Armstrong)

Sem comentários:

Enviar um comentário